Windows ou Linux: Qual a melhor Plataforma?

Windows ou Linux: Qual a melhor Plataforma?

Muitas pessoas erram na hora de escolher a plataforma do servidor de hospedagem de sites. Na maioria das vezes, escolhem a plataforma do servidor com base no sistema usado no computado de casa. Um computador pessoal e um servidor, apesar de muitos acharem que são iguais, são projetados para ambientes distintos. Portanto, a melhor plataforma para um servidor nem sempre é boa para uso pessoal e vice-versa.

Antes de qualquer coisa, esqueça a plataforma que você usa em casa. A plataforma neste caso desempenhará um serviço totalmente diferente e não é necessário se preocupar com “compatibilidade”. Muitas pessoas acreditam que precisam contratar uma hospedagem Windows porque ela é “compatível” com o computador Windows que elas possuem, isso não tem nexo. Não é preciso ter este tipo de “compatibilidade” para contratar um site de hospedagem.

Veja Também

Melhor plataforma para hospedagem de sites

A escolha da plataforma deve ser feita com base nas aplicações que você pretende usar no servidor. Depois de decidir a aplicação que será hospedada no servidor fica fácil escolher a plataforma. Algumas tecnologias funcionam melhor em uma determinada plataforma, por isso, para escolher a plataforma você precisa conhecer a tecnologia que será usada.

Na grande maioria dos casos o Linux é a plataforma indicada. Além dele ser Open Source (Código Livre e grátis), o Linux tem um desempenho melhor com o PHP, que é utilizado pela maioria dos sites. Numa plataforma Windows você consegue utilizar o PHP, porém com desempenho e compatibilidade inferior.

Isso não significa que a plataforma Windows seja ruim para servidores. Como foi dito, tudo depende de suas necessidades, ou melhor, depende da tecnologia que você pretende usar. Servidores Windows são ótimos para uso das linguagens e softwares proprietários da Microsoft.

O ASP, ASP.Net, C# e outras tecnologias desenvolvidas pela Microsoft funcionaram melhor na plataforma Windows. Os servidores da Microsoft são bastante utilizados em aplicações complexas como no caso dos e-commerces. Mas não subestime o poder do Linux, ele também é muito usado para criação de lojas virtuais e aplicações de certa complexidade.

Melhor Plataforma: Windows ou Linux?

Não existe plataforma boa ou ruim, uma plataforma pode ser boa para uma determinada linguagem e ser ruim para outra. É preciso verificar em qual plataforma funciona melhor a linguagem ou software que você pretende usar. Portanto, se você pretende rodar uma aplicação que não é muito convencionar, é necessário ler a sua documentação para ver em qual plataforma ela funciona melhor.

Lembre-se que toda a interação com o servidor ocorrerá por meio de um painel fornecido pela hospedagem ou por um cliente FTP. Você não precisa conhecer o sistema operacional do servidor, a menos que você gerencie seu próprio servidor através de uma hospedagem VPS ou dedicada. No caso de uma hospedagem compartilhada, no máximo, você vai acessar por meio do SSH. Se você não sabe o que isso significa, então provavelmente nunca vai usá-lo e não tem motivo para se preocupar.

A melhor hospedagem de sites pode ser Linux ou Windows, depende de suas necessidades. Como você viu anteriormente, cada tecnologia vai exigir uma plataforma diferente. Se a tecnologia usada exige o Linux, por exemplo, a melhor hospedagem de sites vai ser a que utiliza a plataforma Linux.

Conclusão

Se você não sabe qual plataforma escolher, então escolha a Linux. A chance de você acertar é muito grande, principalmente se você deseja apenas criar um site. Se você vai criar um site, provavelmente utilize o WordPress, que é desenvolvido com a linguagem PHP. Logo, com a plataforma Linux você consegue um melhor desempenho. A linguagem PHP funciona no Windows também, porém, com algumas limitações e um desempenho inferior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *