Servidor VPS

Servidor VPS

servidor VPS é uma modalidade de hospedagem de sites onde vários servidores são criados por meio de tecnologias de virtualização. É como se cada cliente tivesse um servidor dedicado, porém, com uma capacidade inferior e mais barato. A hospedagem VPS é uma alternativa quando a hospedagem compartilhada já não suporta o site ou há necessidade de fazer configurações especiais.

O principal motivo para escolher a hospedagem VPS é a capacidade de personalização. Se você tem um site ou sistema que precisa de alguma configuração especial para funcionar, com um servidor VPS é possível fazer as modificações necessárias. Além da maior autonomia para configurar o servidor da maneira que desejar, é possível instalar softwares e extensões no mesmo.

Veja Também

Um servidor VPS pode ter várias configurações de hardware, mas no geral ele oferece um desempenho melhor que o de uma hospedagem compartilhada, ou seja, suporta um número maior de visitantes. Em muitos casos um servidor VPS pode ser a única alternativa viável, já que uma hospedagem dedicada tem um custo muito superior.

Servidor VPS não-gerenciado

Na modalidade de hospedagem VPS não-gerenciada o cliente é o responsável por toda a administração do servidor. É de sua responsabilidade, por exemplo, fazer configurações ou instalar patches de segurança na hospedagem de sites. Um serviço não-gerenciado é mais barato, mais exige que um profissional com bons conhecimentos técnicos na área faça a administração do servidor. Muitos se aventuram a administrar seu próprio servidor baseando-se em informações e tutoriais disponíveis na internet. Para um leigo no assunto esta é uma tarefa difícil, mas não impossível.

Ao instalar um painel de controle, como a cPanel, a tarefa de administrar o servidor pode ficar mais fácil, mas é preciso fazer muita coisa antes de instalar um painel deste tipo. Algumas empresas permitem instalar um sistema operacional já com o básico para o funcionamento do site. As aplicações de banco de dados e o apache (servidor web) já podem vir instalados, mas não são todas as empresas que oferecem isto, é necessário consultar a empresa de hospedagem de site para verificar se ela oferece esta facilidade ou não.

Servidor VPS gerenciado

Como muitas pessoas precisam de um servidor VPS, mas não tem a menor ideia de como administrar o mesmo, as empresas de hospedagem de sites oferecem a hospedagem VPS gerenciada. Nesta modalidade, a empresa de hospedagem de sites se responsabiliza por administrar o servidor, fazer configurações, instalar atualizações de segurança e todas as outras tarefas inerentes a administração de um servidor de hospedagem. Isso torna a hospedagem VPS mais simples, já que o cliente precisa se preocupar apenas com o site.

Antes de contratar uma hospedagem de sites VPS, caso você não tenha nenhuma experiência, certifique-se que é um serviço “gerenciado”, caso contrário a administração da hospedagem fica a seu critério. A hospedagem VPS gerenciada é a melhor opção para quem não tem experiência com a administração de servidores. O preço do serviço gerenciado é maior, mas pelo menos você tem a segurança de contar com profissional qualificado para administrar o servidor de hospedagem de sites. Se ocorrer algum problema com o site, você simplesmente pode entrar em contato com a empresa de hospedagem que eles resolvem para você.

Hospedagem VPS x Hospedagem Compartilhada

A diferença entre uma hospedagem compartilhada e uma hospedagem VPS pode ser grande, principalmente se olharmos a quantidade de recursos disponíveis. No caso da hospedagem VPS há uma quantidade maior de memória, processador e largura de banda disponíveis, por isso a VPS suporta um número maior de acessos em seu site.  Além disto, um servidor VPS permite que você tenha acesso Root e faça todas modificações necessárias. É possível escolher até mesmo o sistema operacional do servidor.

Já a hospedagem compartilhada é mais limitada, o nível de personalização é baixo, você não pode modificar muita coisa. Por isso, a hospedagem compartilhada é mais simples de usar e a mais popular, principalmente, por ter um preço mais baixo e ter uma administração mais simples.

Hospedagem VPS x Hospedagem Dedicada

Pode parecer que a diferença é apenas que a hospedagem dedicada tem uma capacidade maior de receber visitantes, mas não é apenas isto. No caso de uma hospedagem VPS, que é muito mais em conta, um servidor dedicado é “dividido” em vários outros servidores. Isso é possível graças a tecnologias de virtualização disponíveis no mercado, onde cada servidor funciona de maneira totalmente independente. São usados softwares muito semelhantes ao VirtualBox e VMware, que permitem “rodar” um sistema operacional dentro de outro sistema operacional, fazendo com que “novo” computador funcione de maneira independente. No caso dos servidores VPS, vários servidores dependem de uma única máquina física para funcionar.

Numa hospedagem dedicada você tem um servidor apenas para você, sendo assim seu site sempre poderá usar todos os recursos disponíveis. Se ele tiver, por exemplo, 8 GB de memória, é garantido que você poderá usar toda essa memória. Numa hospedagem VPS, como os servidores são criados virtualmente, pode acontecer de em algum momento não ter a disposição todos os recursos que ele oferece. Alguns serviços são mais confiáveis, outros menos, vai depender da empresa onde você contrata o serviço. Além disto, a hospedagem dedicada costuma oferecer uma quantidade maior de recursos para seu site.

Conclusão

Quando o site começa a receber um número maior de visitantes, uma hospedagem compartilhada pode não dar conta, neste caso a hospedagem VPS pode ser a melhor opção. Um servidor VPS é muito mais viável que um servidor dedicado, ele oferece um ótimo custo-benefício. A hospedagem VPS é o melhor tipo de hospedagem de sites. Além de ser barato, se comparado a um dedicado, também oferece um bom desempenho e uma melhor segurança.

Assim que o seu site começar a trazer um retorno financeiro, é aconselhável sair da hospedagem compartilhada e ir para uma hospedagem VPS, dê preferência um serviço de hospedagem VPS gerenciado. Seu site só tem a ganhar em desempenho e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *