Servidor dedicado

Servidor dedicado

O servidor dedicado é uma alternativa a hospedagem compartilhada e a VPS. Ele é muito usado quanto o site ou blog recebe um número muito alto de visitas e precisa de uma capacidade maior de processamento e memória. Devido ao seu alto custo, a hospedagem dedicada ainda é uma alternativa pouco utilizada. Somente grandes portais ou empresas que precisam utilizar aplicações complexas recorrem ao servidor dedicado.

Veja Também

O que é servidor dedicado?

O servidor dedicado é uma modalidade de hospedagem de sites onde o servidor é utilizado exclusivamente por um cliente, permitindo assim que ele utilize 100% dos recursos do servidor. Numa hospedagem compartilhada, VPS ou revenda de hospedagem, pode acontecer de em algum momento faltar recursos para o site, mas no servidor dedicado todos os recursos são utilizados exclusivamente por um cliente. Como neste tipo de hospedagem de sites não há riscos de interferências de outros clientes, o site ou aplicação sempre tem a disposição toda a capacidade do servidor, permitindo assim hospedar aplicações complexas e de alta disponibilidade.

Na modalidade de hospedagem dedicada, seu site ou aplicação tem um desempenho superior, com isso você pode receber um número maior de visitantes. Uma hospedagem compartilhada, por exemplo, suporta um número muito inferior de visitas. Muitos sites que recebem um número alto de visitantes se veem obrigados a contratar servidores dedicados, a hospedagem compartilhada ou VPS nem sempre suporta o número de acessos do site.

Como funciona o servidor dedicado

Cada servidor dedicado é utilizado por apenas um cliente, o que permite um controle total do mesmo. Desde a configuração de hardware até a instalação do sistema operacional do servidor podem ser personalizados pelo cliente. Ao contratar uma hospedagem dedicada você pode escolher a quantidade de memória, processador e etc. E todos os recursos deles são dedicados a você, ou seja, sempre haverá 100% dos recursos para você usar.

Ao contratar um servidor dedicado, certifique-se que a empresa oferece o serviço gerenciado, caso contrário, você ficará responsável por administrar o servidor. Em um serviço de hospedagem dedicada gerenciada, a empresa de hospedagem de sites cuida da manutenção do servidor, faz a instalação de softwares e configura o servidor conforme suas necessidades. A empresa de hospedagem também se encarrega de corrigir os possíveis problemas. Se o seu site falhar por algum motivo, basta entrar em contato com a empresa que eles vão investigar e corrigir o problema. Agora, se for um serviço não-gerenciado, a correção de problemas e configurações ficam por conta do cliente.

Algumas hospedagem de sites também incluem um painel de controle, que pode ser cPanel em hospedagem Linux ou Plesk em hospedagem Windows. Este painel permite que você crie contas de e-mails, gerencie arquivos, domínios e muito mais de maneira fácil e rápida. Você pode instalar scripts, como o WordPress e muitos outros, em apenas um clique.

Conclusão

Se o seu site ou blog ainda recebe um número baixo de visitantes, não precisa contratar um servidor dedicado. Provavelmente uma hospedagem VPS ou até mesmo uma simples hospedagem compartilhada atenda suas necessidades. Contratar uma hospedagem dedicada para um site com poucos acessos é dinheiro jogado fora. Se você precisa fazer alguma modificação ou quer controle total da hospedagem, então contrate um servidor VPS de uma boa empresa de hospedagem. As melhores empresas de hospedagem de sites oferecem um serviço de hospedagem VPS confiável e com um preço bem em conta, se compararmos com um serviço de hospedagem dedicada.

Um servidor dedicado é a melhor alternativa para sites que recebem um número muito alto de visitantes ou que precisam processar um grande volume de dados. A hospedagem dedicada é muito utilizada em aplicações críticas, que necessitam de um serviço de hospedagem de sites confiável. Com um servidor dedicado as aplicações hospedadas sempre terão à disposição todo os recursos do servidor, isso faz uma grande diferença para as aplicações complexas ou que necessitam processar muitas informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *