O que é hospedagem de sites?

O que é hospedagem de sites?

Hospedagem de sites é um serviço que armazena e disponibiliza um site na internet, permitindo assim que ele seja acessado de qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia. Sem um serviço como este seria impossível que as pessoas conseguissem acessar um site apenas digitando o seu endereço em um navegador.

É de suma importância que você escolha uma hospedagem de sites de qualidade para oferecer uma melhor experiência de navegação para os visitantes do site. Sem um serviço de qualidade você está sujeito a uma série de problemas como site lento ou fora do ar. Com uma melhor hospedagem de sites você consegue até mesmo uma maior quantidade de visitas em seu site, porque o Google prefere sites mais rápidos e estáveis.

Veja Também

A hospedagem compartilhada é o tipo de hospedagem mais popular do mundo. Ela permite que você contrate uma empresa de sites de qualidade pagando um valor razoavelmente baixo. Na hospedagem compartilhada um servidor é compartilhado entre vários clientes, proporcionando uma redução de custos. Existem outras opções de hospedagem, como a VPS, Revenda e a Dedicada, porém, a hospedagem compartilhada é de longe a mais barata. Devido ao preço baixo, a hospedagem compartilhada acaba sendo a melhor opção para hospedar um site novo.

Preciso de uma hospedagem de sites?

Se você deseja permitir que as pessoas acessem seu site, então a resposta é sim. A empresa de hospedagem de sites será a responsável por permitir o acesso ao seu site. Uma hospedagem  de sites possuí servidores potentes conectados à internet. Além disto, conta com conexões redundantes que permitem manter seu site no ar mesmo em caso de falha em um dos provedores de internet. No serviço de hospedagem de sites há uma grande infraestrutura para manter seu site online, com o mínimo de interrupções possíveis.

Além da hospedagem de sites, você precisa registrar um domínio, que será seu endereço na internet. Algumas empresas de hospedagem oferecem um subdomínio gratuito, porém, um domínio personalizado transmite muito mais confiança para seu site. Lembre-se que o domínio permite que as pessoas acessem seu site de uma maneira mais fácil.

O que fazer depois de contratar a hospedagem de sites

Assumindo que você já registrou um domínio e contratou a hospedagem de sites, basta criar seu site. A criação do site é uma tarefa simples, quase sempre as empresas de hospedagem disponibilizam ferramentas para permitir que você crie um site com uma certa facilidade. Mesmo que você nunca tenha criado um, em poucos passos você consegue criar seu site.

As empresas de hospedagem de sites quase sempre também oferecem alternativas mais simples para você instalar um CMS (Gerenciador de conteúdo). Com poucos cliques você pode instalar, por exemplo, o WordPress, que será o “coração” de seu site. Com ele você pode facilmente gerenciar seu site, criar páginas, instalar plugins e muito mais. O WordPress é o CMS mais usado para criação de sites, principalmente porque ele possibilita que pessoas com poucos conhecimentos na área administrem seu próprio site.

Com o surgimento de tecnologias como o WordPress e a popularização das hospedagem de sites, qualquer pessoa pode ter um site na internet pagando muito pouco. Não é preciso saber programação ou design para criar um site. Em poucos minutos você coloca um site no ar e ainda pode instalar milhares de temas e plugins gratuitos.

Conclusão

Contratar uma melhor hospedagem de sites é fundamental para que você tenha êxito com seu projeto online. Na internet você encontra milhares de sites de hospedagem, porém, poucos possuem a qualidade que permita oferecer uma melhor experiência de navegação para o usuário. Em um mercado muito concorrido, é praticamente impossível ter bons resultados com uma hospedagem de baixa qualidade. Não é necessário gastar muito dinheiro para ter acesso a um serviço de qualidade, existem hospedagem de sites que custam muito pouco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *