O que é domínio?

O que é domínio?

Domínio permite localizar um computador ou conjunto de computadores conectados à internet. Em nosso caso, o domínio nada mais é que o endereço que as pessoas vão digitar no navegador para acessar o site. Com o domínio as pessoas conseguem facilmente acessar seu site, de qualquer lugar do mundo. Escolher um bom domínio pode trazer ainda mais facilidades.

Quanto mais fácil de memorizar, melhor é o domínio. Por isso, evite nomes difíceis de memorizar e procure por domínios curtos, pois eles facilitam a memorização. Muitas vezes é difícil encontrar um bom domínio que esteja disponível, neste caso é importante continuar tentado até conseguir.

No Brasil, o registo de domínios nacionais (com extensão “.br”) é feito pelo Registro.br, que é o braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Pelas regras, um domínio nacional poderá ser registrado por pessoas que possuam CPF ou CNPJ e um contato em território brasileiro. Vale ressaltar que os domínios brasileiros são muito mais restritivos que os domínios de outros países. Você pode registar um domínio americano (com extensão .us) mesmo sem ter um documento oficial deste país.

Preciso de um domínio?

Se você deseja ter um site, é necessário registrar um domínio para que as pessoas possam acessar o site armazenado numa empresa de hospedagem de sites. Sem um domínio não teria como acessar o site hospedado. Algumas empresas de hospedagem de sites oferecem um domínio grátis ou muitas vezes oferecem um subdomínio. Hospedar sites em subdomínios de empresas de hospedagem não é uma prática aconselhável. O ideal é utilizar um domínio personalizado, pois ele transmite mais autoridade para o site.

Algumas pessoas questionam se podem ter um site sem ter um domínio. Em certas condições isso até é possível, mas seria necessário digitar o IP do servidor para chegar até o site. Como o IP é de difícil memorização e prejudica o SEO do site, é aconselhável registrar um domínio, que tem um preço bem atrativo.

Conclusão

Registar um domínio é barato e permite que as pessoas acessem seu site facilmente. É importante escolher um que se associe ao conteúdo do site, assim as pessoas vão lembrar dele quando quiserem obter uma informação sobre esse conteúdo. Não se esqueça de registrar nomes curtos e simples, evite nomes complicados. Você não precisa registar um domínio brasileiro, pode optar tranquilamente por uma extensão .com ou .net. Domínios com essas extensões podem ser uma opção melhor devido ao custo mais baixo em relação ao domínio nacional.

Você pode obter mais informações sobre o registro de domínios nacionais na seção Ajuda do Registro.Br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *