Hospedagem grátis é a melhor opção para mim?

Hospedagem grátis é a melhor opção para mim?

Devido a popularização e a queda no preço do serviço de hospedagem de sites, a hospedagem grátis perdeu bastante espaço, mas mesmo assim ainda há muitas pessoas que a utilizam. Por esse motivo nós vamos falar sobre hospedagem grátis e se ela é boa ou não para você. Entenda como ela funciona e otimize o desempenho de seu site.

Há relativamente pouco tempo atrás, o serviço de hospedagem profissional era visto como algo muito caro, considerado inacessível para a maioria dos brasileiros. Por esse motivo, boa parte das pessoas utilizavam serviços gratuitos, que permitiam criar e hospedar um site sem gastar nada. Porém, muita coisa mudou, hoje em dia é possível contratar um serviço de hospedagem profissional pagando pouco.

Veja Também

Se analisarmos a diferença entre os recursos oferecidos em uma hospedagem gratuita e uma hospedagem profissional, ficamos com sensação que diferença entre os serviços é muito pequena. Porém, a partir de uma análise mais profunda, notamos grandes diferenças. A qualidade do serviço em si é muito superior numa hospedagem de sites profissional. Um site que utilize uma hospedagem grátis quase sempre é mais lento que um hospedado numa paga. Lentidão é um problema muito sério para um site, a principal fonte de tráfego de um site são as pesquisas orgânicas (proveniente de buscadores como Google, Bing e Yahoo).

O problema é que um site lento dificilmente obtém uma boa classificação nestes buscadores. Alcançar a primeira página dos resultados de buscas para uma palavra-chave concorrida é praticamente impossível para um site lento. É obvio que o Google e outros vão priorizar sites mais rápidos, que oferecem uma melhor experiência de navegação para o usuário. Ao analisarmos isto é que fica claro a grande diferença entre uma hospedagem grátis e uma profissional.

Hospedagem Grátis é boa alternativa?

Se você não tem condições de pagar por uma hospedagem grátis, a resposta é sim. Uma hospedagem grátis, apesar de não ser o ideal, é a única alternativa para algumas pessoas. Neste caso ela pode ser boa sim, apesar dela tornar muito mais difícil a tarefa de conseguir tráfego orgânico, com o tempo você pode conseguir algum retorno que permita, pelo menos, contratar um serviço profissional.

Nunca espere que uma hospedagem grátis tenha o mesmo retorno que uma profissional. Quando falamos isto, muitas pessoas pensam que é porque estamos querendo vender um serviço pago. Se ainda assim você acha que a hospedagem gratuita oferece um bom serviço, então use um desses serviços gratuitos e veja o resultado. Nós já testamos, e foram vários serviços, em todos os casos os sites ficaram muito lentos, ao ponto de tornar péssima a experiência de navegação do usuário e prejudicando o ranqueamento pelos buscadores. Existem serviços como o WordPress.com e Blogger que oferecem hospedagem grátis de melhor qualidade, mas eles são bastante limitados.

Lembre-se que é possível contratar um bom serviço de hospedagem de sites profissional pagando o equivalente a R$ 10 por mês. Para ter um serviço profissional, você não precisa contratar essas empresas que oferecem um serviço extremamente caro. A modalidade de hospedagem compartilhada, que é a mais barata, é bastante popular e barata por aqui.

Uma hospedagem gratuita nada mais é que uma hospedagem compartilhada. Porém, na hospedagem grátis ela é extremamente compartilhada, por isso que a qualidade é tão baixa. Para reduzir os custos a níveis extremamente baixos, esses serviços de hospedagem grátis hospedam um número muito alto de sites no mesmo servidor, sem o menor controle. Os recursos dos servidores são utilizados sempre ao máximo, fazendo com que o site carregue lentamente e, muitas vezes, fique fora do ar. Contratar uma melhor hospedagem de sites em vez de uma grátis pode trazer muitos benefícios para o site, porque ela é mais rápida e estável que uma hospedagem grátis.

Hospedagem grátis é realmente grátis?

Normalmente essas empresas que oferecem hospedagem gratuita ganham dinheiro vendendo “upgrades” para serviços pagos. Ou seja, elas possuem uma linha de serviços que não são gratuitos, é assim que normalmente ganham dinheiro. A partir do momento em que ela possuí o nome e e-mail de vários usuários, ela consegue facilmente oferecer esses serviços pagos. Estas empresas também costumam receber comissões para oferecer serviços pagos de empresas parceiras.

Outra fonte de receita deste tipo de hospedagem são as propagandas exibidas em seu site. Sim, algumas delas exibem propagandas em seu site e lucram bastante com isto. Elas possuem parcerias com redes de publicidades, assim podem alugar um espaço em seu site para terceiros.

Alternativa à hospedagem gratuita

Uma hospedagem compartilhada também é usada por vários clientes, porém, em menor número, de forma planejada e controlada. Na hospedagem profissional existem limites de clientes e o servidor nunca é utilizado ao máximo, há sempre recursos disponíveis para serem usados em um caso de picos de visitas.

Além disto, numa hospedagem compartilhada (paga) você normalmente tem a disposição um suporte profissional, 24 horas por dia, o que dificilmente é oferecido nestes serviços gratuitos. Ao contratar uma hospedagem de sites profissional você está investindo na qualidade do seu site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *