Hospedagem compartilhada

Hospedagem compartilhada

A hospedagem compartilhada é uma modalidade do serviço de hospedagem de sites onde vários clientes compartilham o mesmo servidor web. Todos os clientes possuem uma cota de utilização do servidor e o tamanho da mesma pode variar de acordo com o plano contratado pelo cliente. No geral, os recursos do servidor como memória, CPU e rede são compartilhados de maneira igual entre os clientes.

Veja Também

Com o surgimento de tecnologias como a CloudLinux as empresas de hospedagem de sites têm adotado sistemas de isolamento de recursos. Assim cada cliente possuí uma parcela daquele servidor e não consegue utilizar os recursos destinados a outros clientes. Na prática existe um limite de recursos disponibilizados para cada cliente. Isso pode melhorar o desempenho e possibilita uma maior confiabilidade do serviço de hospedagem. Ainda são poucas as empresas que adotaram sistemas de isolamento de recursos, principalmente por ele aumentar os custos do serviço.

O problema da hospedagem compartilhada

Em uma hospedagem compartilhada convencional, um cliente consegue utilizar os recursos destinados a outros clientes. Não existe nenhuma “limitação”, quando o site recebe um número maior de visitas ele simplesmente utiliza mais recursos do que deveria e isso pode desestabilizar o “ecossistema”. Não existe nada que impeça um site de utilizar esses recursos, a única forma de proteger os demais clientes é tirar do ar o site que está utilizando recursos excessivos. É isso que as empresas de hospedagem de sites fazem, quando um site começa a usar muitos recursos do servidor ele é retirado do ar.

No geral tanto a hospedagem compartilhada convencional quanto a isolada conseguem atender muito bem as necessidades dos clientes. Vale ressaltar que a hospedagem compartilhada é a modalidade de hospedagem de site mais usada no mundo. Além de ser barata, oferece um desempenho satisfatório. É claro que a qualidade está diretamente ligada à empresa que oferece e administra o servidor.

Como todos os recursos são compartilhados entre os clientes, isso requer uma atenção especial à segurança do servidor. Um servidor de hospedagem compartilhada mal configurado é o suficiente para permitir que pessoas mal-intencionadas acessem e modifiquem arquivos pertencentes a outros clientes. Incidentes como este são raros em empresas de qualidade, as melhores empresas de hospedagem de sites se esforçam para manter seu site seguro. Muitas mantêm uma equipe dedicada a monitorar e fazer modificações corretivas nos servidores.

Hospedagem compartilhada é boa?

Se a hospedagem compartilhada é boa ou não, vai depender de suas necessidades. Se você quer hospedar um site ou blog simples, com até 180.000 acessos por mês, provavelmente ela seja uma boa opção. Trata-se de um serviço barato, mas que consegue suprir as necessidades da maioria das pessoas. Portanto, uma hospedagem compartilhada é a melhor hospedagem para quem está começando agora e ainda recebe um número baixo de visitantes.

Agora, se você precisa instalar um software na hospedagem de sites ou precisa fazer alguma personalização, a hospedagem compartilhada provavelmente não seja o melhor tipo de hospedagem de sites para você. Existem outras opções que permitem uma maior personalização do servidor, como é o caso da hospedagem VPS e dedicada. Nestas hospedagens você consegue instalar softwares e fazer personalizações no servidor, conforme suas necessidades e ainda suportam um número maior de visitantes em seu site.

Conclusão

A hospedagem compartilhada é ideal para quem está criando um blog ou site agora e não espera receber um número alto de visitantes. O preço do serviço costuma ser bem em conta, por aproximadamente R$ 10 por mês você consegue contratar um bom serviço. Uma melhor hospedagem de site é capaz de oferecer um serviço seguro e estável, onde você não precisa se preocupar com clientes hospedados no mesmo servidor que utilizam mais recursos do que deveriam.

Futuramente, com o aumento de visitas em seu site, você pode migrar para um serviço de hospedagem vps ou dedicada. A hospedagem compartilhada consegue comportar um número alto de visitantes, desde que o site seja bem otimizado e com um sistema de cache ativado.

Leitura adicional:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hospedagem_compartilhada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *